Desde 2006, oferecemos o que há de mais moderno em esquadrias de PVC, unindo tecnologia, sustentabilidade e design.
Nossas soluções personalizadas atendem a projetos de alto padrão, com a flexibilidade necessária para cada cliente.
Com uma equipe especializada e atuação em todo o Brasil, nos destacamos ao apoiar profissionais na criação de projetos inovadores e tecnológicos.
A Squadra é referência em qualidade e sofisticação no mercado de esquadrias de PVC.
Auxiliar os melhores profissionais especificadores a desenvolver projetos de alta tecnologia aliando qualidade, profissionalismo e a melhor relação custo-benefício do mercado.
A SQUADRA segue 3 princípios básicos que a orientam na condução de seus negócios e realização de sua missão. Estes princípios são:
• Excelência operacional e de produtos: fornecer produtos de qualidade superior com a melhor relação custo-benefício para os clientes.
• Profissionalismo: agir com integridade, transparência e objetividade, honrando os compromissos e colocando os interesses dos clientes em primeiro lugar.
• Trabalho em equipe: respeitar, desenvolver e entusiasmar seus profissionais e parceiros.
Todas as previstas na norma brasileira NBR 10821 – caixilho para edificações: janela, ou seja, basculante, projetante, de abrir e tombar, maxim-ar, de correr, pivotante de eixo horizontal ou vertical, guilhotina, e combinações entre elas.
As primeiras empresas iniciaram a produção no país no início da década de 80. Atualmente há diversas empresas oferecendo o produto em todo o Brasil. Você pode encontrar a listagem das empresas participantes do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat no endereço www.braskem.com.br/esquadriasdepvc.
Edifícios residenciais e comerciais, casas, indústrias, hospitais, hotéis e escolas.
Não. Todas atendem as mesmas normas de desempenho, porém, cada fabricante possui um ou mais sistemas diferentes.
Como qualquer produto arquitetônico, varia conforme o tipo, os acessórios utilizados, as dimensões e o design.
Na comparação com outros materiais é importante analisar os custos com pintura e manutenção, fornecimento com ou sem vidro, simples ou duplo, além de garantia de desempenho do conjunto. Levando-se em conta todos esses aspectos os caixilhos de PVC são muito competitivos.
Os compostos de PVC são formulados visando atender aos processos de transformação e requisitos de desempenho do produto final.
O PVC empregado na fabricação dos perfis de caixilhos são especialmente aditivados para conferir resistência mecânica extra e proteção à radiação UV a longo prazo.
As esquadrias de PVC podem ser instaladas por meio de 3 sistemas:
1. Ancoragem direta na alvenaria com a utilização de grapas;
2. Fixação direta nos vãos acabados, com parafusos e buchas;
3. Com contramarcos instalados por meio de grapas ou parafusos, anteriormente aos caixilhos.
Os elementos de fixação das esquadrias no vão também devem ser fabricados com material que garanta qualidade e durabilidade compatíveis: grapas de chapas de aço galvanizados, parafusos, porcas e rebites de aço inoxidável ou protegidos contra a corrosão por cadmiagem (NBR 8.350) ou zincagem bicromatada (NBR 6.323).
A fixação é feita através de baguetes, que contêm gaxetas de borrachas ou PVC flexível.
Fixados através de baguetes e gaxetas, os vidros podem ser facilmente substituídos, quando necessário, através de um processo simples. Basta retirar a baguete (encaixada sob pressão) e remover a chapa danificada. Depois, deve-se limpar as reentrâncias existentes no caixilho para a fixação da chapa de vidro, reposicionar os calços de envidraçamento, colocar a nova chapa de vidro e, por último, reposicionar e fixar a baguete sob pressão.
A limpeza das esquadrias deve ser feita com água e sabão, detergente neutro, álcool hidratado. Nunca utilizar acetona, querosene ou gasolina pois reduzem o brilho dos perfis.
Não. O PVC rígido é auto-extinguível. Não propaga chamas e portanto, não gera nem contribui com incêndios.
A fabricação de esquadrias de PVC segue as normas de desempenho para janelas de madeira, alumínio, aço ou PVC (NBR 10.821/00) que não faz referência a arrombamentos. Segurança é função do desempenho dos acessórios de travamento e fechamento das janelas. Os perfis de PVC são mais robustos e possuem reforço de aço em seu interior.
Sim, esse compromisso envolve toda a cadeia produtiva, através de um Programa de Garantia da Qualidade que inclui a auditoria de todas as empresas participantes, realizada por uma empresa independente. A listagem das empresas comprometidas com esse programa encontra-se no site www.pbqp-h.gov.br/projetos/meta/janela.htm.
Sim. Existe a norma geral de desempenho de janela, a NBR 10.821/00, e as normas específicas Cediplac:
peCP 8 – Perfil de PVC rígido para janelas, especificação;
peCP 9 – Janelas de PVC rígido, especificação.
As normas específicas visam a garantia da qualidade do produto (perfis e janelas), controle do processo produtivo (perfis e janelas) e métodos de ensaio complementares (ABNT e Cediplac). Tais documentos conferem referência extra para o desempenho das esquadrias do PVC, como por exemplo, a soldabilidade e resistência do canto soldado.
A NBR 10.821/00 especifica: resistência ao esforço torsor; resistência ao esforço vertical no plano da folha (deformação diagonal); resistência ao arrancamento das articulações; comportamento sob ações repetidas de abertura e fechamento; resistência à flexão e resistência do sistema de travamento da folha. As janelas de PVC se adequam a todas essas exigências de norma.
Não. O composto de PVC utilizado é formulado para atender temperaturas de até -10ºC. Se necessário, pode-se formular o composto de PVC para resistir a temperaturas inferiores. A norma Cediplac peCP 8 (resistência ao choque a 0ºC) é plenamente atendida pelas esquadrias de PVC disponíveis no Brasil.
Não. O PVC tem elevada resistência química à maresia e outros agentes, como a cal e o cimento.
>> É auto-extinguível – não propaga o fogo;
>> Elevada estanqueidade – os cantos são soldados com o próprio material no processo de fabricação;
>> Facilidade de limpeza e manutenção – não requer vernizes ou repinturas;
>> Isolamento termoacústico – além da estanqueidade das juntas, o PVC é intrinsecamente um isolamento térmico e acústico;
>> Inércia química – em obras de reformas, permite a utilização de marcos preexistentes em obras de reforma.
Sim. Os perfis de PVC podem tomar qualquer forma de projeto, transformando a esquadria em um elemento de design. Para projetos especiais de esquadrias, consulte diretamente os fabricantes.
Não. As janelas de PVC são adequadas para uso de até 70ºC. A norma Cediplac peCP 8 indica a temperatura de amolecimento Vicat > 76º C.