Responsáveis por fechar os vãos destinados a abrigar as portas e janelas de uma construção, as esquadrias podem oferecer grandes possibilidades de estética e de funcionalidade para o projeto. Temos várias possibilidades no rol de matérias-primas para esquadrias.
E, para deixar você a par das opções disponíveis e orientar para a melhor escolha, preparamos um guia com informações especiais. Acompanhe aqui!
Antes de adquirir as esquadrias para a sua obra de reforma ou construção, vale a pena compreender melhor o perfil de cada material. Confira!
A esquadria de madeira é muito versátil, pois pode ser adequar a qualquer medida e confere um toque rústico aos projetos. Os diferentes tipos de madeira disponíveis oferecem ainda a possibilidade de várias cores e tonalidades, que garantem alta personalização.
No entanto, a madeira é muito sensível a variações térmicas e de umidade, e pode empenar cm o tempo se não for permanentemente tratada. Além disso, há o risco de ataques de cupins e outros agentes biológicos, o que vai demandar manutenção constante.
Apesar de estar em desuso recentemente, o ferro já foi considerado um produto de alto padrão no mercado de esquadrias. No entanto, a oxidação do material em contato com a umidade fez com que a indústria fosse procurando outras possibilidades mais duráveis para o mercado.
O alumínio se destaca pela durabilidade, facilidade na instalação e pela maior resistência à água do que a madeira e o ferro. No entanto, permanece no alumínio a necessidade de manutenção permanente para preservar as camadas de acabamento e para garantir o funcionamento dos sistemas de abertura e fechamento das portas e janelas.
As esquadrias de PVC oferecem uma solução muito satisfatória em termos de custo-benefício. Por conta da composição química do material, as portas e janelas de PVC apresentam alta resistência à umidade ou às mudanças de temperatura.
O material mantém a sua integridade mesmo diante da exposição ao sol ou à maresia. A manutenção simples dispensa também o uso de películas, polidores ou vernizes, como é necessário no ferro, no alumínio ou na madeira. Além disso, o isolamento térmico e acústico oferecidos pelo PVC garantem proteção contra ruídos e uma boa regulação da temperatura interna dos ambientes.
As esquadrias em PVC são muito versáteis na hora de serem aplicadas nos projetos, pois podem ser encontradas em várias cores – inclusive com aplicação de pigmentos que imitam a madeira, o bronze e a prata. As portas de PVC podem ser desenvolvidas com diversos mecanismos de abertura, com folhas múltiplas, de modo a se adequarem da melhor maneira às exigências de espaço e funcionalidade de cada projeto.
Além disso, a alta durabilidade do PVC se traduz em mais economia no longo prazo, em comparação com outros materiais. O PVC não empena, não incha ou enferruja – ou seja, garantia de mais tranquilidade e durabilidade para a obra.
Quer saber mais? Clique aqui e conheça vários estilos de construção para inspirar a sua obra!