Entre os vários materiais disponíveis no mercado para a instalação de esquadrias, o PVC tem uma vantagem competitiva em relação aos demais: a facilidade de limpeza e conservação.
Ao contrário da madeira, por exemplo, o PVC não precisa de produtos impermeabilizantes ou polidores. Também não requer produtos específicos para garantir o brilho, como no caso do alumínio. A praticidade é a palavra-chave quando se fala na manutenção das portas e janelas de PVC.
E para ajudar você na escolha dos materiais e produtos mais adequados para essa tarefa, preparamos uma série de dicas muito especiais. Acompanhe a seguir!
Por conta da composição química do material e do processo industrial envolvido na fabricação das peças, a superfície das esquadrias de PVC não é porosa. Essa característica impede que sujeira, bolor e fuligem se acumulem nas estruturas.
Por isso, o material fica sempre mais fácil de limpar, mesmo em ambientes com grande poluição do ar ou em localidades afetadas pela maresia.
No dia a dia, a limpeza das esquadrias de PVC pode ser feita usando água, um pano macio e detergente ou sabão líquido com pH neutro. Para evitar reações químicas que comprometam a durabilidade dos materiais, há alguns produtos que não devem ser usados na limpeza do PVC:
– Limpadores ou polidores a base de solventes como, por exemplo, reagentes de resina sintética, acetona, amônia, cloro etc.
– Objetos rígidos com potencial de raspar ou ralar a estrutura, como espátulas, escovas metálicas, esponjas ásperas, etc.
Seja por meio físico ou por meio químico, a utilização desses produtos ou equipamentos pode comprometer as fibras do PVC, reduzindo a resistência e gerando porosidades indesejadas.
No caso das esquadrias coloridas, geralmente, o uso de água e sabão neutro é suficiente também para limpar e evitar o risco de desbotamento da pintura.
Uma esquadria de PVC com limpeza periódica realizada com os materiais e produtos corretos não tem motivos para manchar. No entanto, se não houver a limpeza cotidiana, a presença de partículas agressivas no ar (como poeiras industriais ou fuligem) pode provocar manchas nos perfis.
Caso isso venha a acontecer, procure um limpador para mais fortes que tenha pH neutro. É a garantia de que a sujeira vai sair e a estrutura será preservada.
A nossa dica é: se houver qualquer dúvida no manejo de produtos para limpar as esquadrias, consulte a empresa que forneceu os materiais antes de aplicar qualquer produto.
Para limpar os vidros, use um pano que não solte pelos com limpa-vidros comum. É o suficiente. Não use jornal, pois com o tempo os resíduos de tinta podem manchar o vidro.
A cada 6 meses, lubrifique as ferragens (linguetas, fechaduras dobradiças e emendas) com óleo ou spray lubrificante. No caso de portas e janelas de correr, cuide para que, na limpeza cotidiana, os trilhos e canais de deságue permaneçam limpos e desobstruídos.
Gostou desse conteúdo? Confira sempre as novidades do nosso blog!