Já não é novidade que vivemos em um mundo barulhento. Os sons da vizinhança, por exemplo, tornaram-se corriqueiros para quem vive em cidades grandes, médias e até pequenas.
Mas independente do tamanho da cidade, o barulho pode ser prejudicial quando incide de forma intensa em ambientes residenciais. Entre as principais consequências do excesso de ruídos estão: dificuldades para dormir, queda de concentração, dores de cabeça e até mesmo a redução da acuidade auditiva em longo prazo.
Para evitar tais consequências negativas, é fundamental adotar algumas medidas para ficar “imune” ao barulho dos vizinhos. Se você mora em uma casa ou apartamento, veja o que pode ser feito:
Colocar esquadrias capazes de “quebrar” as ondas sonoras é o primeiro passo para deixar sua casa mais silenciosa. Entre as melhores opções para garantir o conforto acústico estão as janelas e portas de PVC, que reduzem consideravelmente a incidência de ruídos externos.
E o melhor: elas podem ser adquiridas em modelos e texturas contemporâneas que se adaptam a qualquer proposta arquitetônica.
Se você mora em apartamento e se incomoda com barulhos de passos e impactos do piso de cima, é aconselhável colocar forros acústicos no teto. O mercado oferece uma série de revestimentos que conseguem absorver impactos e sons, impedindo que eles incidam no ambiente de cima para baixo.
No entanto, é importante consultar um arquiteto ou engenheiro para averiguar qual solução se adaptará adequadamente à sua residência.
Para vedar de maneira eficaz os ruídos externos, também é interessante apostar em folhas de vidro para a sacada, janelas e portas. Como os vidros duplos e triplos conservam uma camada de ar entre cada folha, eles acabam funcionando como “obstáculos” para o som.
A escolha correta do piso pode contribuir para o silêncio interno da residência. Enquanto os pisos frios como porcelanatos e cerâmicas geram excesso de ecos, os pisos vinílicos, laminados e de cortiça aglomerada conseguem isolar ruídos.
No entanto, se for impossível trocar todo o piso da residência, a dica é utilizar tapetes grossos e felpudos para reduzir o som.
Para começar agora mesmo sua “reforma acústica”, entre em contato com a Squadra PVC e conheça as opções de esquadrias que disponibilizamos para diminuir a incidência de ruídos.