Se há algo que marca o universo da decoração é o ecletismo. Sempre há espaço para uma nova tendência, um novo estilo, uma nova forma de organizar os elementos – tudo para garantir que os espaços fiquem com a cara desejada pelos seus donos ou para atender melhor as finalidades da sua utilização.
Entre as várias correntes de design que temos ainda em uso atualmente, uma chama a atenção pela sua abertura e possibilidade de misturas que aparentemente são inusitadas: trata-se do estilo boho.
O nome é meio esquisito, né? Mas a gente separou aqui uma série de informações úteis para você ficar por dentro das características e dos detalhes que marcam essa linha de decoração. Confira!
O nome “boho” é um aportuguesamento da expressão inglesa Bohemian Chic (que, literalmente, quer dizer “boêmio chique”). Trata-se da versão contemporânea do estilo boêmio – que resgata peças, texturas e cores muito presentes na Europa dos anos 50, 60 e 70.
O nome, aliás, faz referência à região da Boêmia, hoje correspondente a territórios delimitados por Alemanha, Áustria, Polônia e República Checa. No entanto, ter um espaço boho passa longe de apenas imitar o que se via nas casas dessa região naquele tempo. O segredo está na mescla dessa base de estilo com elementos naturais, orientais e tribais, o que causa uma ruptura cheia de estilo.
Como se trata de uma corrente que aposta na mistura, a variedade de cores e estampas é uma marca da arquitetura boho. No entanto, a premissa desse estilo parte da aplicação de tons neutros na base, como bege, verde ou marrom. A partir daí, a inserção dos elementos cria um clima altamente chamativo, mas com a preservação da harmonia entre eles.
Os tecido presentes em tapetes, mantas e almofadas têm um papel de protagonismo no estilo boho. Garantindo a harmonia das cores, é possível ter num mesmo ambiente a variação de texturas, mesclando couro, veludo, linho e artesanato tribal típico.
O arremate dessa decoração chocante e, ao mesmo tempo, aconchegante, é garantido com quadros, acessórios vintage, luminárias e cordões de luz.
A aposta em elementos de madeira na mobília – seja com materiais de época ou com design inspirado em linhas mais antiga – as portas e janelas em espaços com arquitetura boho podem ser trabalhadas de modo a acompanhar o estilo.
Para ajudar nessa harmonização e, ao mesmo tempo, trazer segurança e alta durabilidade, uma opção é usar esquadrias de PVC com tom amadeirado. Vindas de fábrica com essa pigmentação especial, as esquadrias podem imitar madeiras nobres, como a nogueira, o carvalho claro ou o carvalho americano.
Essa solução cai como luva para quem quer deseja um estilo de decoração mais rústico e, ao mesmo tempo, não quer abrir mão da durabilidade e da fácil manutenção que só as esquadrias de PVC oferecem no mercado.
Gostou desse conteúdo? Confira no nosso blog os conteúdos disponíveis sobre os vários estilos arquitetônicos.