Graças às constantes inovações no setor industrial, o mercado de materiais de construção e de acabamento para as obras está oferecendo opções cada vez mais inovadoras, competitivas e versáteis. Hoje em dia é possível encontrar insumos para concretizar as mais diversas ideias ou transformar em realidade os projetos mais inusitados e originais.
Entre essas soluções que aliam alta tecnologia de produção e ótimos resultados de aplicação nas obras, certamente podemos incluir as esquadrias de PVC (cloreto de polivinil).
Adaptáveis tanto a projetos de novas construções quanto em reformas ou remodelações de espaços, elas oferecem diferenciais exclusivos em relação a outros materiais, como madeira ou alumínio.
Logo, usar o PVC para emoldurar e suportar portas e janelas é uma excelente possibilidade para você. E pra te ajudar a tomar essa decisão, nós separamos um conteúdo especial. Acompanhe:
A utilização da matéria-prima do PVC em portas, janelas e esquadrias está amparada e regulamentada pelas normas da ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Atualmente são quatro instruções normativas que garantem toda a conformidade nos processos industriais. A primeira é instrução da NBR-15575, de caráter geral, que fornece as especificações técnicas dos insumos utilizados na construção civil.
Há ainda outros três dispositivos regulamentares: NBR-6485 (que trata da penetração de ar), NBR-6486 (sobre estanqueidade à água) e NBR-6487 (relativa à distribuição das cargas).
Além de todas essas normativas, é importante recordar que o PVC é fabricado a partir de pilares de sustentabilidade ambiental, sem o uso de chumbo e com destinação 100% reciclável.
Isso não quer dizer, por outro lado, que se trate um material pouco durável. Como a composição da estrutura é rica em dióxido de titânio, uma esquadria de PVC oferece alta resistência às mudanças de temperatura e mantém a integridade da forma mesmo com exposição ao sol ou à maresia.
Além disso, o PVC não corre o risco de se deformar por conta dos ataques de cupins, que infelizmente são muito comuns nas esquadrias de madeira.
Um dos mais competitivos e atrativos diferenciais das esquadrias de PVC consiste na baixa exigência de manutenção do produto no longo prazo. Isso porque, ao contrário do alumínio e da madeira, o PVC não empena e não enferruja em contato com a umidade.
Além disso, como se trata de uma superfície lisa, o PVC é de fácil limpeza, pois não acumula detritos ou pequenas partículas. Bastam água e sabão neutro para a higienização cotidiana das estruturas, sem necessidade de produtos para envernizar ou polir.
Essa praticidade se soma à imbatível capacidade de harmonização do PVC às mais diversas cores, texturas e medidas possíveis. As portas e janelas emolduradas com o PVC podem ser instaladas com diferentes mecanismos de abertura (pivotante, basculante, de correr, com uma ou mais folhas etc.).
Além disso, as esquadrias podem ser coloridas – em branco, preto, tons metalizados ou ainda imitando madeira – de modo que possam se adaptar com mais estilo e criatividade aos ambientes.
A Squadra é referência nacional na fabricação e suporte técnico a projetos com esquadrias de PVC. Clique aqui e faça contato conosco!