Foi-se o tempo em que as portas e janelas em uma casa cumpriam apenas um papel funcional, de proteção, garantia de circulação de pessoas ou entrada de ar e sol.
Hoje, esses itens de acabamento são essenciais na construção do estilo e do perfil estético da obra. Por isso, a escolha correta dos materiais e dos tipos de portas e janelas se tornou fundamental – seja para harmonizar com o tipo de técnica construtiva, seja para oferecer um contraste ou um toque diferenciado.
Nesse contexto, as portas e janelas de PVC estão hoje totalmente integradas ao catálogo de itens disponíveis no mercado. Aliás, são cada vez mais utilizadas devido aos benefícios oferecidos.
Para facilitar a sua escolha, preparamos este artigo com dicas preciosas. Acompanhe!
Considerando que as esquadrias são desenhadas com o objetivo de dar suporte aos mecanismos de abertura e fechamento das portas e janelas, é importante levar em conta o tamanho dos vãos que serão deixados na obra para a instalação dos equipamentos.
Se pensarmos, por exemplo, numa residência que vai abrigar pessoas idosas ou com deficiência motora, é fundamental considerar vãos de abertura maiores para as portas de acesso a banheiros, dormitórios e áreas comuns.
Já em relação às janelas, é muito importante levar em conta o tamanho das paredes e o espaço proporcional que se pretende ocupar com a janela.
Há não muito tempo, quando se pensava na aquisição de janelas para uma casa, compravam-se exatamente os mesmos produtos para cada quarto. Se fossem três dormitórios, seriam três janelas iguais, uma para cada quarto.
Hoje o universo das técnicas construtivas ganhou em versatilidade e os projetos permitem mais assimetrias entre os espaços. Por isso, vale lembrar que cada cômodo deverá ser pensado a partir da necessidade que se prevê em cada espaço.
Assim, a iluminação ideal para um quarto que abriga um escritório conjugado pode ser diferente da necessária para um cômodo destinado exclusivamente ao descanso, que talvez não demande tanta luminosidade.
Além disso, o projeto da casa deve sempre levar em conta a orientação da nascente e do poente solar, de modo que as janelas sejam instaladas em posições que aproveitem o maior potencial possível da luz natural.
Leia também:
Vantagens do PVC: saiba por que vale a pena investir no material
Conheça os tipos de esquadrias de PVC para a sua obra
Leve em conta a durabilidade e a exigência de manutenção
Não caia na tentação de considerar apenas o preço impresso na etiqueta hora de escolher o material das esquadrias. São muitos os fatores que precisam ser levados em conta. Veja só!
- Ambiente: avalie as condições de exposição ao sol, calor, chuva, maresia ou vento;
- Funcionalidade: cada matéria-prima responde de modo diferente em termos de isolamento térmico e acústico, por exemplo;
- Manutenção de médio prazo: alguns materiais requerem impermeabilização ou tratamento periódico para evitar deterioração, e esse custo precisa ser pensado antes de decidir;
- Durabilidade: é importante optar por materiais que respondam bem às intempéries naturais e que tenham resistência certificada.
Ao levar esses itens em consideração, você certamente vai perceber que as esquadrias de PVC podem ser uma excelente opção.
Elas resistem muito bem à umidade e às mudanças de temperatura e dispensam o uso de produtos específicos para a manutenção – diferentemente do ferro, do alumínio ou da madeira.
Além disso, ainda podemos considerar o atributo da versatilidade. Isso porque as esquadrias em PVC estão também disponíveis em cores para melhorar ainda mais a harmonia com os ambientes.
Quer saber mais sobre as esquadrias de PVC?