O verão começa no dia 21 dezembro e as temperaturas prometem ser bem altas. E quem aguenta ficar passando calor o dia todo? A boa notícia é que você pode tomar algumas atitudes para ajudar a refrescar a sua casa nesta época do ano. Algumas ações podem ser realizadas facilmente, outras requerem uma pequena reforma.
Veja as nossas dicas!
Na hora de construir ou reformar a casa, seja no litoral ou não, você precisa usar os acabamentos certos para garantir conforto térmico. O PVC (composto Policloreto de Vinila) para esquadrias é o melhor material no quesito isolamento térmico. Isso porque ele recebe aditivos que o torna capaz de suportar as ações do tempo, como a proteção UV, a permanência de cor (evita o amarelamento) e a estabilidade térmica.
O PVC, por se tratar de um polímero, possui a capacidade de isolante térmico devido à formação das cadeias moleculares de sua composição. Assim, ao compor portas e janelas, o PVC cria uma espécie de câmara de ar dentro do perfil, que o torna ainda mais isolante, provendo conforto ambiental aos ambientes, além de economia de consumo com climatização.
Também é possível incluir vidros duplos em portas e janelas, assim como é feito em geladeiras de bebidas, que formam uma camada isolante de ar entre os vidros, aumentando ainda mais o frescor do ambiente.
Troque as lâmpadas incandescentes pelos modelos em LED ou fluorescentes. Essa medida vai ajudar muito na sensação térmica, deixando o ambiente mais confortável. Apesar de mais caras, essas opções são mais duráveis. Vale a pena!
Se o seu sofá e cadeiras da sala de jantar estão precisando de uma reforma, que tal aproveitar e escolher um tecido mais leve? Algumas opções como algodão e o couro, absorvem menos calor do que o veludo, por exemplo.
As cortinas também podem ajudar quando são feitas em tecidos leves e claros, facilitando a entrada do ar e refletindo menos luz no ambiente. Agora, quando o sol bate por muito tempo em uma janela, o ideal é colocar a cortina do tipo blecaute ou uma película no vidro, como é usado em carros.
Os ventiladores não resfriam o local, mas ajudam na circulação do ar. No período noturno, quando colocados voltados para fora, ajudam a empurrar o ar quente de dentro da casa para fora, trazendo a brisa da noite para dentro. Por isso, deixe as janelas abertas para facilitar a troca de calor.
Já alguns modelos de climatizadores permitem que você coloque gelo em compartimentos próprios para refrescar mais o ar. Vale a pena conhecer.
As plantas dentro e fora de casa ajudam a reduzir o calor. O importante é escolher o tipo certo - pois algumas se adaptam melhor no ambiente interno e outras no externo. Ao regar as plantinhas, você irá naturalmente sentir o ambiente mais fresco. A umidade de fontes, aquários e espelhos d´água também servem para deixar o ambiente mais fresco.
Gostou das dicas? Então continue acompanhando nossas publicações!