O PVC é o termoplástico mais consumido na construção civil, segundo o portal Projetando com PVC. Produzido no Brasil com 57% de cloreto de sódio e 43% de eteno proveniente da cana-de-açúcar, o PVC não agride a natureza e é totalmente reciclável.
Devido aos seus componentes naturais e a sua versatilidade, pode ser reutilizado até 10 vezes sem perda de qualidade. Além disso, é sustentável por economizar energia e reduzir a produção de gases responsáveis pelo efeito estufa.
A durabilidade do material também é vantajosa: produtos feitos com PVC conservam-se por, em média, 20 a 30 anos. Por isso, a escolha do termoplástico para as janelas e portas de casa é inteligente.
Outras vantagens da escolha do PVC para suas janelas e portas são a resistência à umidade, o comportamento antichamas, a imunidade ao cupim e outros insetos, a leveza e a capacidade de isolamento térmico e acústico.
Ficou interessado? Confira abaixo alguns modelos de janelas e de portas construídos com PVC e conheça as características de cada um.
A janela de abrir pode ser formada por uma ou duas folhas, que se movimentam em torno de um eixo vertical localizado na lateral externa. Como vantagens dessa escolha estão a facilidade para limpar os dois lados da janela e o vazão de 100% para ventilação. Apesar disso, o modelo não permite a regulagem do fluxo de ar e dificulta a colocação de grades e telas, porém confere um visual elegante e sofisticado a casa.
Já a janela de correr pode ser encaixada em uma faixa extensa de medidas, funcionando para grandes ambientes, como na imagem acima. Prática, não ocupa espaço para ser aberta e, por isso, aceita acessórios como grades, cortinas e telas.
Feita com uma peça, a janela maxim-ar pode ser aberta em um ângulo de até 90 graus - característica que facilita tanto a limpeza quanto a ventilação. Sua desvantagem é não permitir o uso de grades ou telas na parte externa.
É muito utilizada em banheiros e lavabos ou como complemento de portas ou janelas maiores.
Parece madeira, não? Mas o material dessa porta é o PVC. O modelo, chamado porta de giro, possibilita a utilização tanto de placas de PVC quanto de vidro.
Entre suas vantagens estão a liberação de 100% do vão para ventilação e boa proteção contra vento e água. Como desvantagem, a porta ocupa espaço interno quando abre para dentro e não permite o uso de grades ou telas quando abre para fora.
Versáteis e práticas, as portas de correr são muito populares. São uma boa escolha para os ambientes grandes, que exigem uma faixa extensa de medidas. Outra vantagem é a possibilidade de colocação de grades ou telas e a liberação de espaço interno – o que não acontece com as portas de giro.
Seu ponto fraco é oferecer um vão de apenas 50% para a ventilação do ambiente.
Gostou das dicas? Veja nossas mais exemplos de obras em esquadrias de pvc.