Até então sinônimo de tubos e conexões, o uso do PVC (policloreto de vinila) em esquadrias para portas e janelas tem conquistado a confiança dos brasileiros pelo beneficios de termoplástico frente ao alumínio, aço e à madeira. Enquanto a Europa e os Estados Unidos consomem quase 50% do total produzido no mundo, o Brasil por menos de 3% do total, mas os números do mercado mostram que essa fatia cresce ano a ano.
Subsidiária da maior fabricante mundial de sistemas para perfis de PVC, a Veka do Brasil (com fábrica em Biguaçu - SC) fechou 2011 com um crescimento de 45% nas vendas na América do Sul, e o consumo do mercado brasileiro ajudou a sustentar este resultado: só nos primeiros dez meses do ano, o aumento nos negócios foi de 49%.
Entre os beneficios da ultilização do PVC estão a segurança, a durabilidade e a sustentabilidade do material. A segurança está no sistema de fechamento, que aumenta a vedação e o isolamento acústico, além de utilizar vidros especiais. O PVC também é recomendado para aplicações de longo ciclo de vida: mais de 40% dos produtos que utilizam este material tem durabilidade acima de 20 anos.
Outra vantagem é a sustentabilidade: mais da metade da estrutura molecular do PVC vem do sal marinho e apenas 0,25% do suplemento mundial de gás e petróleo são consumidos para produção do plástico.
fonte: Revista Destaque Imobilario SC