Responsáveis pela segurança, proteção e conforto termoacústico, as esquadrias são elementos essenciais em um projeto arquitetônico. Seja para residências, escritórios ou corporações, a escolha deve ser feita de forma inteligente, considerando não apenas os diferenciais estéticos, mas também a qualidade do material, acabamento e performance funcional.
Atualmente, os materiais mais utilizados na fabricação de esquadrias são o PVC, ferro e alumínio. Cada opção apresenta pontos positivos e negativos que devem ser avaliados conforme as particularidades do seu projeto. Acompanhe, a seguir, algumas informações que podem facilitar sua escolha:
Com desempenho termoacústico inigualável, as esquadrias de PVC são indicadas para aqueles que prezam por temperaturas confortáveis em qualquer estação do ano e pela redução dos ruídos vindos da rua e vizinhança.
A durabilidade, que ultrapassa 50 anos, é outro ponto positivo dessa opção de esquadria capaz de resistir ao sol, chuva e maresia sem apresentar quaisquer desgastes.
Embora tenham um custo mais elevado devido ao seu alto padrão de qualidade e estética sofisticada, as esquadrias que são utilizadas para a confecção de portas e janelas de PVC oferecem um excelente custo-benefício em longo prazo.
Com uma estética moderna e preços atrativos, as esquadrias de alumínio chamam a atenção de quem busca economia aliada ao estilo “clean”, que se adapta a qualquer proposta arquitetônica. Porém, antes de se decidir pela compra, é necessário avaliar outros aspectos desse tipo de esquadria.
Mesmo sendo resistente às intempéries, o alumínio exige manutenções anuais com pinturas e tratamentos que evitem a oxidação no material. Outro ponto negativo é o baixo isolamento térmico, que acaba aumentando os gastos com climatização.
Apesar disso, os modelos mais recentes oferecem ótima vedação ao ar e água, além de permitirem uma higienização rápida e prática.
O ferro é um dos materiais mais antigos da arquitetura. Devido à estética “clássica” as esquadrias fabricadas neste material dão um toque de tradicionalismo e elegância a qualquer projeto. E mais: o ferro é extremamente resistente à ação do vento e da chuva, já que o seu peso robusto suporta altas pressões.
Contudo, a maresia e o excesso de umidade podem acabar provocando a ferrugem nas esquadrias e, consequentemente, a erosão da superfície.
Se você ainda está com dúvidas quanto à escolha, veja abaixo o nosso quadro comparativo, considerando a seguinte legenda:
A (ótimo) B (regular - médio) C (neutro) D (baixo)
Depois de analisar o quadro, é fácil concluir que as esquadrias de PVC superam as opções concorrentes. Para saber mais informações ou solicitar um orçamento, entre em contato conosco!