Quando pensamos na história dos materiais de construção usados aqui no Brasil, vemos que, na fabricação de esquadrias, o ferro e a madeira foram os pioneiros. São duas matérias primas abundantes por aqui e, por isso, ganharam muita popularidade. Se já não é mais tão comum encontrarmos esquadrias de ferro nas obras mais recentes, o uso da madeira continua sendo muito comum.
No entanto, é importante sempre recordar que as esquadrias de madeira, apesar de ter um preço inicial competitivo, pode trazer muitas dores de cabeça depois da instalação.
Para ajudar você a entender melhor, separamos alguns pontos que devemos ter atenção quando o assunto é esquadria de madeira. Além disso, vamos te sugerir uma alternativa mais vantajosa. Confira!
Os especialistas em construção civil apontam três principais desvantagens do uso de esquadrias de madeira nas obras:
- A primeira está relacionada à limpeza das peças. Como a madeira não se comporta bem em contato com a água corrente, ela não pode ser lavada. Assim, a conservação da madeira nas esquadrias vai depender de produtos específicos e com mais trabalho para quem for fazer a manutenção;
- O segundo risco, semelhante ao primeiro, está justamente relacionado à umidade. A madeira não deve ser instalada em espaços expostos à chuva ou de muito contato com água. Em muitos casos, a madeira vai precisar passar por um tratamento químico de impermeabilização, o que pode encarecer a aquisição;
- As pragas são vilões históricos da madeira e, com as esquadrias, não é diferente. É necessário manter atenção permanente em relação a cupins, traças, carunchos e outras pragas. Além do custo com os produtos e os serviços de dedetização, pode ser necessário substituir por completo uma esquadria não tratada a tempo, e que apresente furos, túneis, pó de perfuração ou deterioração nos cantos e bordas.
Há quem pense que o caráter rústico, colonial ou mais charmoso oferecido pela madeira não pode ser alcançado com outros materiais. No entanto, a evolução dos processos industriais possibilita, hoje, que as esquadrias de PVC sejam pintadas de modo que tragam o mesmo efeito visual da madeira, com diferentes tonalidades disponíveis, mas com várias vantagens no médio e no longo prazo.
O PVC é, por natureza, resistente à umidade e às variações térmicas, garantindo resistência e afastando pra longe os riscos de empenamento – algo muito comum em esquadrias de madeira. Além disso, trata-se de um material de fácil limpeza – basta água e sabão neutro. E, como é de origem sintética, está livre também da ação de insetos que possam degradar a estrutura.
Além de todos esses benefícios funcionais, as esquadrias de PVC possibilitam alta adaptabilidade aos requisitos da obra: você pode fazer na medida desejada e com o modo de abrir que mais se adeque ao ambiente e ao efeito desejado.
Com essas informações, fica mais fácil escolher o material mais adequado para a sua obra. Quer saber mais sobre o uso do PVC em projetos de arquitetura? veja aqui algumas dicas.